#17 I Ano social & carreira na Alemanha
Ótima oportunidade para começar a sua carreira na Alemanha
Moin Moin! Na matéria de hoje, venho falar de uma modalidade diferente de iniciar a carreira na Alemanha: o ano social ou ecológico. Este programa foi uma etapa importante na minha experiência na Alemanha, e hoje vou falar um pouco sobre ele e dos seus benefícios. Viel Spaß beim Lesen!
O que é o ano social/ecológico na Alemanha?
O ano social na Alemanha, também conhecido como voluntariado, é um programa voltado para pessoas de todas as idades interessadas em se envolver em atividades sociais e ecológicas na Alemanha.
Tipos de Programas
Freiwilliges Soziales Jahr (FSJ): Destinado a jovens de 18 a 26 anos, oferece a oportunidade de adquirir experiência na área social antes de iniciar uma formação profissional ou acadêmica.
Bundesfreiwilligendienst (BFD): Voltado para adultos a partir de 27 anos, sem limite de idade, permitindo que pessoas de diversas faixas etárias participem do programa.
Ano Ecológico (Freiwilliges Ökologisches Jahr - FÖJ / ÖBFD): Focado em projetos ambientais e de conservação da natureza.
Importante Saber
Normalmente com carga horária de 40 horas semanais (tempo integral), o programa possibilita a solicitação de visto. É bem importante verificar se a acomodação está inclusa e o valor da remuneração para atender os requisitos do visto. Assim você evitar a necessidade de comprovação adicional de renda.
Para residentes na Alemanha sem necessidade de visto, é possível participar em meio período, trabalhando de 2 a 3 vezes por semana.
É fundamental ter pelo menos o nível A2 de proficiência em alemão (mas isso vai depender dos requisitos descritos nas vaga).
Por que considerar o ano social?
Participar de um ano social na Alemanha pode valer bastante a pena, especialmente para pessoas que buscam se integrar no mercado de trabalho alemão. Aqui estão alguns motivos para considerar essa experiência:
Experiência profissional: Adquirir habilidades práticas e experiência em trabalhando na Alemanha, além de conhecer os processos e burocracia da sua função.
Aprendizado de Idioma: Imersão no cotidiano alemão para aprimorar o domínio do idioma, além de melhor o vocabulário técnico da área que você irá atuar. O que é essencial para integração e sucesso profissional.
Rede de contatos: Oportunidade de construir uma rede de contatos que podem até te ajudar em oportunidades futuras de emprego ou projetos.
Conhecimento cultural: Viver e trabalhar na Alemanha proporciona compreensão profunda da cultura local, facilitando a adaptação e integração.
Desenvolvimento pessoal: Crescimento individual com o desenvolvimento de habilidades como empatia, responsabilidade e trabalho em equipe.
Minha Experiência
Participei do Bundesfreiwilligendienst (BFD) em 2016, em Düsseldorf. Esse ano social me ajudou a compreender melhor o ambiente de trabalho na Alemanha, as leis trabalhistas e termos técnicos da língua. Além disso, contribuiu muito para meu desenvolvimento no idioma alemão, que foi importante para meu mestrado.
Ao final do programa, recebi um certificado (Arbeitszeugnis - leia mais sobre a matéria do GFY), que agregou valor ao meu currículo, sendo reconhecido em processos seletivos por minha experiência em uma organização alemã. Além dos aprendizados profissionais, também obtive crescimento pessoal e fiz grandes amigos que são parte importante da minha vida até hoje.
Para quem deseja aprimorar o alemão e se preparar para estudos, seja em uma especialização acadêmica ou curso profissionalizante, o programa pode ser uma boa opção. No entanto, é bem importante fazer um planejamento para encontrar uma vaga que esteja alinhada aos seus objetivos.
Interresadx?
Se você está interessadx em participar de um projeto de ano social, sabia que a maioria das vagas começa em setembro. Ou seja, caso você queria fazer em 2025, você terá tempo suficiente para organizar seu material de candidatura, passar pelo processo seletivo e solicitar o visto. Porém, caso você queria vim um pouco antes, algumas instituições também oferecem oportunidades ao longo do ano. Algumas organizações como Caritas, Freunde Waldorf e IJGD disponibilizam vagas e áreas de atuação diretamente em seus portais online.
Em breve, publicarei uma matéria com dicas detalhadas sobre como encontrar vagas específicas para sua área ou com os critérios que você procura. Caso tenha interesse em informações sobre uma área de atuação especifíca, deixe um comentário. Vou analisar e buscar os dados necessários para uma próxima matéria!
Enquanto isso, você pode aprender mais sobre como estruturar sua candidatura na Alemanha — dicas que também são úteis para o processo de inscrição no ano social. Confira abaixo as matérias exclusivas do GFY:
Você é como eu que adora um podcast? Então, aproveite para ouvir o podcast do GFY, com diversos conteúdos sobre estudos, trabalho e cultura na Alemanha.
Desejo uma ótima semana!
Sonnige Grüße,
Lucé