# 18 | Como se preparar para solicitar um visto alemão
Dicas para solicitar seu visto com mais tranquilidade
Frohe Weihnachten! Sei que solicitar um visto pode ser um processo complicado e até um pouco estressante, principalmente quando é a primeira vez. Eu mesma já passei por isso e sei como a insegurança pode aparecer. Mas não se preocupe! Neste post, trouxe algumas dicas e informações para te ajudar a se sentir mais tranquila e preparada para dar esse importante passo. Viel Spaß beim Lesen!
Minha experiência com visto
Antes de começar a compartilhar as dicas, acho importante falar um pouco sobre minha experiência com vistos. Eu precisei solicitar o visto para a Holanda enquanto morava no Brasil, e, depois, solicitei o visto para a Alemanha enquanto estava na Holanda. Além disso, tive que renovar o visto diversas vezes no famoso Ausländerbehörde (Departamento de Imigração) em diferentes cidades da Alemanha. Ou seja, passei por vários processos e situações diferentes.
Confesso que, sim, sempre ficava nervosa ao solicitar o visto, mas a minha organização dos documentos sempre me ajudou muito a ter um atendimento eficiente e a garantir que os vistos saíssem no tempo certo. Claro que existem fatores externos que podem influenciar no processo: disponibilidade de atendimento, o humor do atendente, entre outros. No entanto, se você preparar seus documentos corretamente, se organizar e manter a calma, tudo se tornará mais tranquilo.
Ausländerbehörde in Not (Departamento de imigração em crise)
Um erro comum que vejo é que muitas pessoas procuram informações sobre vistos diretamente nos departamentos de imigração, sem antes pesquisar os requisitos online. Isso pode causar frustração nos atendentes. Por quê? Na Alemanha, especialmente nas grandes cidades, o departamento de imigração enfrenta uma grande demanda, mas nem sempre há funcionários suficientes para dar conta dos atendimentos. Esse problema tem sido destaque na mídia nos últimos anos, com diversas reportagens abordando a sobrecarga e a falta de organização no atendimento.
Mas e agora, José?
Uma ótima notícia é que o site da Embaixada Alemã oferece informações claras e atualizadas sobre os tipos de visto, com conteúdos em português e alemão. Isso se torna uma fonte confiável, já que vem diretamente de uma instituição oficial. Embora blogs, como o GFY, ofereçam dicas úteis, é importante lembrar que essas fontes não têm validade oficial para os departamentos de imigração da Alemanha, ou seja, não possuem o mesmo peso de um documento emitido pela embaixada.
(Screenshot do Website da Embaixada da Alemanha no Brasil, 2024)
No site da Embaixada da Alemanha, você encontra uma lista completa dos tipos de visto e os documentos necessários para a solicitação a partir do Brasil. As informações estão detalhadas em português, o que facilita a compreensão. Para garantir que eu estava seguindo as instruções corretas, eu sempre imprimi o documento oficial em alemão, com a logo da embaixada, e organizei minha pastinha de documentos com base nas orientações fornecidas. Isso ajudava a garantir que tudo estivesse em ordem para o atendimento.
Montando sua pasta de documentos
Com a folha de informações da embaixada em alemão em mãos, você pode começar a organizar seu dossiê de documentos, seguindo a ordem recomendada no site. Abaixo está um exemplo de como os documentos seriam organizados para a solicitação de visto, conforme a imagem acima:
Contrato de trabalho
Currículo Vitae em alemão
Carta de motivação em alemão
Certificado de proficiência em alemão
Seguro saúde
Importante: As fotos biométricas terão que estar de acordo com as dimensões fornecidas pela embaixada (para quem mora fora da Alemanha, é importante prestar atenção a esse detalhe, pois as máquinas de foto para passaporte nem sempre atendem às exigências das autoridades alemãs).
O formulário de solicitação de visto no Brasil é preenchido digitalmente. Verifique no site do Ausländerbehörde que você irá visitar se eles também oferecem a versão digital. Caso não encontre essa informação, confira se há o PDF disponível para download, preenchimento e impressão. Leve o formulário já impresso e pronto para evitar atrasos durante o atendimento.
Sempre recomendo levar uma segunda pasta com documentos adicionais que possam ser solicitados. Dessa forma, você evita a necessidade de retornar ao departamento caso algo mais seja requisitado. Isso ajuda a garantir que você esteja completamente preparado e não perca tempo com idas e vindas.
Atendimento
Aqui estão algumas dicas para facilitar o processo de solicitação do visto:
Solicite com antecedência: Inicie o processo pelo menos três meses antes para evitar contratempos de última hora.
Seja pontual: Chegue cedo e tenha todos os documentos organizados. Isso facilita o atendimento e demonstra compromisso.
Verifique o método de pagamento: Ligue para confirmar as formas de pagamento, pois alguns locais podem exigir pagamento em dinheiro.
E com essas dicas, você estará mais preparada para enfrentar o processo de solicitação de visto com mais tranquilidade e segurança. Lembre-se de que a organização e o planejamento antecipado fazem toda a diferença, e com isso, você pode evitar imprevistos e garantir que o seu pedido seja bem-sucedido. Boa sorte no processo!
Para quem quer aproveitar o final do ano para dar um up no currículo para 2025, não deixe de conferir os outros posts que preparei:
Em breve trago mais conteúdos para quem deseja ingressar no mercado de trabalho alemão, dar um up sua carreira aqui ou encontrar uma oportunidade que traga mais felicidade.
Desejo um ótimo restinho de semana para você!
Sonnige Grüße,
Lucé